Prótese de joelho com cirurgia robótica
- eduardokrieger
- 6 de ago.
- 3 min de leitura

O joelho é a articulação mais forte do corpo humano e permite movimentos como andar, correr, sentar e levantar. Essa estrutura é fundamental para nos mantermos em pé, o que a torna uma das partes do corpo humano que mais sofrem desgastes, prejudicando a mobilidade e a qualidade de vida de muitas pessoas.
Algumas condições como a artrose causa desgaste no joelho, pode provocar dor crônica e impossibilitar até as atividades diárias. Nesses casos, está indicada a cirurgia para a colocação de uma prótese no joelho.
Atualmente, esse procedimento pode ser realizado com a ajuda de equipamentos robóticos que trazem benefícios ao paciente, como a recuperação mais rápida e menos dor no pós-operatório.
A prótese de joelho, ou artroplastia do joelho, é um procedimento cirúrgico que substitui a articulação danificada por uma prótese metálica, geralmente em casos graves. A cirurgia robótica para prótese de joelho utiliza a tecnologia para auxiliar o cirurgião no planejamento e execução da cirurgia, com maior precisão e resultados potencialmente melhores.
O que é a cirurgia robótica para prótese de joelho?
A cirurgia robótica para prótese de joelho não significa que um robô realiza a cirurgia sozinho. Em vez disso, o procedimento é realizado por um cirurgião especialista em cirurgia de joelho com o auxílio de um sistema robótico. Esse sistema consiste em um software de planejamento 3D e um braço robótico que será guiado pelo cirurgião através de um console, localizado dentro da sala de cirurgia. O robô repete os movimentos do cirurgião que controla todas as etapas.
Vantagens da cirurgia robótica
Maior precisão: O software e o braço robótico permitem cortes ósseos mais precisos e o posicionamento exato da prótese, o que pode levar a um melhor alinhamento e balanceamento da articulação.
Recuperação potencialmente mais rápida: A precisão da cirurgia robótica pode resultar em menor impacto nos tecidos moles, menor sangramento e uma recuperação potencialmente mais rápida e com menos dor.
Resultados potencialmente melhores a longo prazo: Um melhor alinhamento e balanceamento da prótese podem contribuir para uma maior durabilidade da prótese e melhora da qualidade de vida do paciente a longo prazo.
Planejamento pré-operatório: O software permite ao cirurgião planejar a cirurgia em detalhes antes da operação, simulando os cortes e o posicionamento da prótese, o que ajuda a otimizar a precisão durante a cirurgia.
Como funciona a cirurgia robótica
Planejamento: Antes da cirurgia, são realizados exames de imagem e captados pontos anatômicos de referência e os movimentos do membro inferior. O cirurgião utiliza estas marcações para planejar os cortes ósseos e o posicionamento da prótese.
Execução: Durante a cirurgia, o robô auxilia o cirurgião na execução dos cortes ósseos, seguindo o planejamento pré-operatório com alta precisão.
Ajustes intraoperatório: O sistema robótico fornece informações em tempo real sobre o alinhamento e o balanceamento da articulação, permitindo que o cirurgião faça ajustes durante a cirurgia para garantir o melhor resultado possível.
A cirurgia robótica é uma tecnologia que está revolucionando a área da ortopedia, oferecendo maior precisão, recuperação mais rápida e melhores resultados para pacientes que precisam de prótese de joelho.
Nem todos os pacientes são candidatos ideais para a cirurgia robótica. A decisão de realizar a cirurgia com assistência robótica deve ser tomada em conjunto com o cirurgião ortopédico, levando em consideração as características individuais de cada paciente e a disponibilidade da tecnologia.
Gostou do nosso artigo sobre prótese de joelho? A cirurgia robótica de joelho oferece vantagens, tanto para os cirurgiões quanto para os pacientes. O Dr. Eduardo Krieger é cirurgião do joelho e atende em Porto Alegre/RS pelos telefones (51) 3273-4902 e (51) 99773-1662 (WhatsApp)

